Planejamento Estratégico
Execução dos treinamentos
Avaliação de eficácia
Manutenção das competências
Recrutamento e Seleção
Gerência de Conhecimento
Define os objetivos de treinamento para atender os objetivos estratégicos da empresa
Objetivos e Planos
Dois tipos de treinamentos:
Treinamento de Processo (agora!)
Treinamento de Tecnologia
Os treinamentos são solicitados via SGO por quem necessita (geralmente gerente de projetos).
Após a aprovação pela Diretoria o RH faz o planejamento e cuida da execução.
No final do RH faz o registro do treinamento .
No planejamento são definidos os instrutores, os pre-requisitos, carga, etc. Ver Plano Tático.
No registro da finalização os participantes são vinculados com o treinamento para rastreabilidade.
Exemplos:
Em até três meses após o treinamento deve ser avaliada a efetividade do mesmo.
O RH abre uma demanda no SGO e encaminha para o Gerente efetuar avaliação.
A avaliação é feita usando o Modelo de Avaliação de Eficácia de Treinamento
Exemplo de avaliação:

As competências são mantidas na ocorrência do funcionário:
Na aba de… competências
Nos itens relacionados (ocorrências)
A aba de competência deve ser atualizada na contratação e quando solicitado pelo RH.
As solicitações de contratação são criadas no SGO pelos gerentes e aprovadas pela Diretoria.
O RH divulga as vagas, faz a triagem de currículos e planeja as entrevistas.
Quando um candidato é selecionado o RH efetiva a contratação.
A triagem é efetuada em função das competências necessárias para o cargo pretendido.
Existem três fontes:
Ocorrência de contrato no SGO (Ocorrência "1")
Aba de competência na ocorrência de solicitação
Rede de Especialistas
Treinamentos em assuntos pertinentes a cada rede
POCs (Provas de Conceitos) cujo código fonte é compartilhado
Workshops (Lunch and Learn) de disseminação de conhecimento
Troca de mensagens via RocketChat
Base de Conhecimento
Divida em áreas
Cada área tem um especialista
Disponível na Wiki da Basis




As áreas envolvendo o RH são:
CMMI: OT Treinamento Organizacional
MpsBr: GRH Gerência de Recursos Humanos
No CMMI o OT está na Área de categoria Gerenciando, no nível 3:
Gerenciando
Gerenciando a Força de Trabalho (MWF)
Treinamento Organizacional (OT)
Treinar as pessoas;
Identificar as necessidades de treinamento;
Treinar os funcionários e guardar registros;
Desenvolver e manter atualizadas as necessidades estratégicas e a curto prazo da organização;
Coordenar as necessidades e execução de treinamentos entre os projetos e a organização;
Desenvolver, manter atualizados e seguir os planos de treinamento organizacional estratégicos e a curto prazo;
Desenvolver, manter atualizado e utilizar as capacidades de treinamento para atender as necessidades de treinamento organizacional;
Avaliar a eficácia do programa de treinamento da organização;
Registrar, manter atualizado e utilizar o conjunto de registros de treinamento organizacional.
O GRH está no nível E: Parcialmente Definido.
9.3.3 Processo: Gerência de Recursos Humanos – GRH
As necessidades estratégicas da organização e dos projetos são revistas para identificar recursos, conhecimentos e habilidades requeridos e, de acordo com a necessidade, planejar como desenvolvê-los ou contratá-los;
Indivíduos com as habilidades e competências requeridas são identificados e recrutados;
As necessidades de treinamento que são responsabilidade da organização são identificadas;
Uma estratégia de treinamento é definida, com o objetivo de atender às necessidades de treinamento dos projetos e da organização;
Um plano tático de treinamento é definido, com o objetivo de implementar a estratégia de treinamento;
Os treinamentos identificados como sendo responsabilidade da organização são conduzidos e registrados;
A efetividade do treinamento é avaliada;
Critérios objetivos para avaliação do desempenho de grupos e indivíduos são definidos e monitorados para prover informações sobre este desempenho e melhorá-lo;
Uma estratégia apropriada de gerência de conhecimento é planejada, estabelecida e mantida para compartilhar informações na organização;
Uma rede de especialistas na organização é estabelecida e um mecanismo de apoio à troca de informações entre os especialistas e os projetos é implementado;
O conhecimento é disponibilizado e compartilhado na organização.
| Data | Versão | Autor | Revisor | Observação |
|---|---|---|---|---|
24/01/2021 | 1.0 | Cédric Lamalle | Guilherme Peres | Versão inicial |