Capacidade de uma máquina de imitar um comportamento inteligente humano
Test de Turing
AI Forte: Senso de propósito
AI Fraca: Capaz somente de realizar as tarefas para qual foi programada
1950: Isaac Asimov - I Robot
Primeira menção em 1955 por John McCarthy
Em 1959 Arthur Samuel desenvolve um programa que pode jogar xadrez
Decada de 1950 e 1960 pesquisas sobre redes neurais
Decada de 1970 e 1980 Sistemas especialistas
1997 Deep Blue vence Kasparov
2010+ Machine Learning
2011 IBM’s Watson vence o Jeopardy
2016 AlphaGo vence Lee Sedol
2017 AplhaZero vence AlphaGo
Ciência de fazer executar uma tarefa a um computador pela qual ele não foi especificamente programado para fazer
Cresceu nos anos 2010 com storage e processamento mais barato
Criação de modelos estatísticos abstratos
Machine Learning é somente um problema de geometria, não tem mágica!
Primeira modelização em 1943 por Warren McCulloch e Walter Pitts
Nos anos 1950 primeiros modelos simulados por computador
Renovação do interesse nos anos 1980 (Backpropagation em 1986)
A partir de 2010
\$w.x+b>0\$



Especialização do Machine Learning com muitas camadas
Na maioria dos casos são utilizadas redes neurais
As camadas são encadeadas






NLP
Part Of Speech tagging
Tradução
Geração de títulos para imagens
Previsões no mercado de ações
Geração de música
Trabalhar com sequências sem os problemas de RNN
Baseado no seq2seq e na Atenção

GPT-2 e GPT-3
Dall-e

Deepfakes (Ex: Open Avatarify)
Jogos
Carros autônomos
Ciência
Automação industrial
Marketing
Supervised Learning
É passivo na aprendizagem
Mapea entrada com saída
Usa classificação e regressão